Moeda  Valor
DólarR$ 3,30
EuroR$ 3,87

Transparência e Cidadania - Concurso de Redação do TCE

Consolidar uma cultura de responsabilidade e cidadania é a proposta da 4ª edição do concurso estadual de redação lançado na tarde desta segunda-feira (24). Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, o concurso faz parte do projeto TCE na Escola, e neste ano traz como temática a “Transparência e Cidadania”.

Voltado para alunos do ensino médio regular e da educação de jovens e adultos da rede pública, nesta edição o concurso visa promover o debate sobre a “transparência” como importante instrumento para o cidadão exercer o controle da gestão pública.

Durante o lançamento, no auditório do TCE, o conselheiro Herneus de Nadal pontuou a importância da iniciativa num momento que o país vive problemas de ordem ética e moral, que acarretam em um grande prejuízo para todos os brasileiros. Diante deste cenário, Herneus acredita que a partir do concurso é possível proporcionar o conhecimento e incentivar a cidadania entre os jovens e adolescentes, para que estes possam vir a contribuir para um país melhor. “Acredito que boas práticas vão ocorrer de baixo para cima, ou seja, a partir dos jovens.”

Segundo o conselheiro, a redação vai gerar uma reflexão entre os alunos participantes, abrangendo todo o estado. Considerando os jovens uma massa extremamente crítica, Herneus acha fundamental investir nessa faixa etária. “É um incentivo que vai além da reflexão.”

O concurso
Na ocasião, a coordenadora da Comissão TCE na Escola, Joseane Corrêa, apresentou a didática do concurso. Segundo ela, os alunos interessados têm até o dia 12 de setembro para redigir os trabalhos, em sala de aula, com a orientação de um professor. Após a data, cada escola escolherá uma redação e as Gerências Regionais de Educação (Gereds) selecionarão uma para participar da etapa estadual.

De acordo com Joseane, o concurso vai oferecer uma premiação para os vencedores do concurso. “Para os cinco primeiros colocados e seus professores orientandos será entregue um notebook e uma viagem a Florianópolis. Já as cinco escolas dos estudantes vencedores ganharão um kit de livros de literatura, um notebook e um projetor portátil.” O resultado final do concurso ocorre no dia 12 de novembro e a premiação no dia 21. Mais informações podem ser esclarecidas no site (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2017)

Fonte: Tatiani Magalhães - AGÊNCIA AL



Transparência e Cidadania - Concurso de Redação do TCE
Lançamento do concurso no auditório do Tribunal de Contas do Estado

Fonte Imagem: Karina Ferreira - Agência AL


Salto News - Todos os direitos reservados - 2017.