Moeda  Valor
DólarR$ 3,30
EuroR$ 3,87

Salto Veloso no Mapa do Turismo Brasileiro

O novo mapa do turismo de Santa Catarina conta com a inclusão de Salto Veloso e outros 250 municípios, um crescimento de 36% em relação ao mapa divulgado em 2016, quando o estado listou 184 municípios na ferramenta. Em comparação ao ano passado, o estado manteve 181 municípios de vocação turística e incorporou outros 70, distribuídos em 12 regiões turísticas.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, trabalhamos para que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram desenvolver o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita pelo MTur em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios brasileiros e instâncias de governança regional.

CATEGORIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA - De acordo com o novo mapa, 46 municípios do estado estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas, que figuram na lista dos 10 mais visitados por estrangeiros a lazer no país, além de Blumenau, Joinville, Itajaí, e as serranas Uribici e São Joaquim, onde o frio é atração turística.

Os demais 205 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

SALTO VELOSO - Região Vale do Contestado com classificação de categoria E. Além do monumento religioso "Divino Pai Eterno", dispõe de cachoeira "Salto" que deu origem ao nome do município, dentre outras construções de arquitetura italiana.


Fonte: Ministério do Turismo



Salto Veloso no Mapa do Turismo Brasileiro

Fonte Imagem: Verità Comunicação


Salto News - Todos os direitos reservados - 2017.