Moeda  Valor
DólarR$ 3,30
EuroR$ 3,87

Região de Salto Veloso é a maior produtora de milho de Santa Catarina


Santa Catarina encerra colheita de milho e tem safra de 3,2 milhões de toneladas. Como maior consumidor de milho do país, o estado comemora o incremento de 17,2% na produção do grão ? fundamental para abastecer as cadeias produtivas de carnes e leite. Formada por 27 municípios, a região de Joaçaba é a maior produtora de Santa Catarina. Na safra 2016/17 a colheita foi 42% maior do que no último ano e chegou a 630.233 toneladas.

A região de Joaçaba é um exemplo do que vem acontecendo em Santa Catarina: para compensar a perda de área plantada para o cultivo de soja, os produtores catarinenses investem em tecnologias para aumentar a produtividade. ?Santa Catarina é estado pequeno e com uma produção agrícola muito diversificada. Os produtores perceberam que o segredo está no uso de tecnologias para ampliar a produtividade e colher mais no mesmo espaço de terra. É incrível o que produzimos em apenas 1,12% do território nacional?, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

Na última safra, os produtores da região colheram em média 10,5 toneladas/hectare, 32,2% a mais do que na safra 2015/16, enquanto a produtividade média do estado fechou em 8,5 toneladas/hectare. Os municípios de Tangará, Erval Velho e Fraiburgo são os grandes produtores da região de Joaçaba, com, respectivamente, 57,5 mil toneladas, 43,8 mil toneladas e 43,7 mil toneladas colhidas.

Aumentar a produção de milho é uma grande preocupação da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Destaque na produção de proteína animal, Santa Catarina é o maior consumidor de milho do país e o grão é indispensável para manter a competitividade do agronegócio no estado. ?Somos grandes produtores de suínos e aves e queremos manter esse setor consolidado em Santa Catarina, para isso precisamos de milho. Não existe suinocultura e avicultura sem milho?, ressalta Moacir Sopelsa.

Os números estão disponíveis no Boletim Agropecuário do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) deste mês.

Milho Silagem
A safra de milho silagem, utilizado na alimentação de bovinos de corte e leite, teve um aumento de 18% em Santa Catarina. O estado colheu 9,5 milhões de toneladas de milho silagem na safra 2016/17. Com uma área plantada de 221,6 mil hectares, a produtividade chega a 43 toneladas de massa verde por hectare.

Somando a produção de Salto Veloso; Tangará; Erval Velho; Fraiburgo; Videira; Ibicaré; Joaçaba; Caçador; Rio das Antas; Água Doce; Herval d'Oeste; Lacerdópolis; Luzerna; Iomerê; Ouro; Arroio Trinta; Treze Tílias; Lebon Régis; Ibiam; Macieira; Jaborá; Pinheiro Preto; Capinzal; Matos Costa; Vargem Bonita; Calmon e Catanduvas, a produção total foi de 922,6 mil toneladas em 15.520 hectares plantados, um incremento de 39,5% na colheita.


Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca



Região de Salto Veloso é a maior produtora de milho de Santa Catarina

Fonte Imagem: sfagro.uol.com.br


Salto News - Todos os direitos reservados - 2017.