Moeda  Valor
DólarR$ 3,30
EuroR$ 3,87

Posse do CONDEMA e Lançamento de Livro

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Salto Veloso empossou novos membros na tarde desta segunda-feira (5).

A posse do CONDEMA ocorreu às 16 horas no Gabinete da Prefeita Ana Rosa Zanela, que os recebeu com estima e apreço no dia Mundial da Ecologia (Meio Ambiente) e aniversário do Conselho, criado pela lei número 298 de 05 de junho de 1984.

Dentre os nomeados pelo Decreto número 046 de oito de maio de 2017, assinado pela Prefeita Ana Rosa, ficaram (na reunião) empossados:
A representante da Escola Estadual Cecília Vivan, Senhora Silvana Cristina Käfer, para o cargo de presidente do CONDEMA;
Do Poder Legislativo, Senhor Pedro Sezi Silva, para o cargo de vice-presidente do Conselho.
Representando a Indústria do Município e a Câmara Técnica de Infra Estrutura, Urbanismo e Meio Ambiente do DEL – Programa de Desenvolvimento Local, o Senhor Fabricio Lavratti, para o cargo de secretário.
Participam também do conselho, Abel Abati Filho (Administração Pública Municipal), Solange de Bortoli Beal (Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social), Vilson Zamboni (CASAN), Amarildo Pedro Biscaro (Escolas Municipais), Lucas Giacomin (Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente), Josias Pasin (Escola Estadual) e o Senhor Quinto Patel convidado como membro de honra do conselho.

Em pronunciamento ao lado do Secretário de Transportes e Obras, Claudemir Sartorel, a Prefeita Ana Rosa falou da importância do conselho para a comunidade especialmente também para o assessoramento a administração quando se refere a assuntos ambientais. “O CONDEMA tem papel importantíssimo desde a sua criação quando nos referimos a mata ciliar do Rio Veloso, desde o plantio de árvores, cuidados, recolhimento de lixo junto as margens do rio, trabalho de conscientização”.

Para a Bióloga, Engenheira Sanitarista e Ambiental , Mestre em Engenharia Ambiental e agora presidente do conselho, Silvana Käfer, o trabalho junto ao CONDEMA, vai justificar seu estudo voltado ao meio ambiente. “É uma satisfação imensa receber o convite e aprovação dos colegas conselheiros e trabalhar por esta causa tão significativa para nossa geração e especialmente para as gerações futuras”. Silvana aproveitou para expressar agradecimento em nome do CONDEMA, o apoio do Senhor Quinto Patel para a continuação do projeto. “Lembro seu Quinto, de cada visita sua a escola quando eu estudava, de cada ação e quero que permaneça levando e promovendo história na nossa sociedade. Seu conhecimento e conselhos são importantes para todos nós”, relatou.

Na ocasião foram definidas pelos conselheiros, reuniões com frequência bimestral e elencadas as primeiras ações para educação ambiental junto à comunidade velosense, dentre elas, a identificação das árvores do Parque Municipal de Exposições; disponibilização e plantio de mudas de grande tamanho de palmeira leque para embelezamento de locais no município; e, solicitação de renovação do convênio de gestão florestal do município de Salto Veloso junto a SDS (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina).

Nesta data em que o CONDEMA completou 33 anos, oficializou-se o pré-lançamento do livro “A NATUREZA AO ALCANCE DAS MÃOS – VIDA E OBRA DO AMBIENTALISTA QUINTO PATEL”. Amarildo Pedro Biscaro apresentou o boneco do livro com característica lúdica, “Está é a história da vida de Quinto Patel, com relatos, documentos, prêmios, informações e vivencias do ambientalista velosense com linguagem e ilustração educativa”.

O livro está em fase de revisão e deverá tão breve forem arrecadados valores para sua publicação, ser disponibilizado as secretarias de educação dos municípios catarinenses, para nortear a educação e conscientização ambiental.


Veja no vídeo, entrevista realizada na Rádio Salto FM com o Senhor Quinto Patel e Amarildo Pedro Biscaro, referente a publicação do Livro e história dos 33 anos de CONDEMA em Salto Veloso.


Fonte: Salto News



Posse do CONDEMA e Lançamento de Livro
Da esquerda para a direita: Vilson, Claudemir, Solange, Abel, Ana Rosa, Pedro Sezi, Silvana, Fabricio, Quinto e Amarildo. Lucas e Josias estavam ausentes em virtude de outros compromissos.

Fonte Imagem: Verità Comunicação


Salto News - Todos os direitos reservados - 2017.